Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Departamento de Economia e Estatística

Início do conteúdo

Governo do Estado promove 2º Encontro da Comunidade de Dados

Desenvolvimento do MUP RS foi destaque entre os assuntos abordados

Publicação:

Cerca de 130 pessoas reuniram-se, na tarde desta quinta-feira (12/9), para o 2º Encontro da Comunidade de Dados. O evento online foi promovido pela Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI) em parceria com o Departamento de Economia e Estatística (DEE) e o Departamento de Planejamento Governamental (Deplan), vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Servidores públicos do Estado, em especial facilitadores de dados, formaram o público-alvo do encontro, que apresentou o Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS) e a entrega eficiente de informações por meio do Power BI.

“Atuando de forma transversal, temos o objetivo de somar esforços em todas as áreas e ampliar o compartilhamento de dados no âmbito do Estado”, declarou o subsecretário da STI, Maurício Lacerda, na abertura do evento. “O Mapa Único se mostrou relevante em um momento de extrema necessidade, sendo um exemplo do uso da Estratégia RS Data Driven, que baseia a gestão com base em evidências aplicadas e bem direcionadas”, afirmou.

Lançada pelo Governo do Estado em maio, o MUP RS consiste em uma estratégia de mapeamento a partir de imagens de satélite, que otimiza o direcionamento de políticas públicas relacionadas às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. A elaboração da plataforma foi apresentada em detalhes pelo analista pesquisador da Divisão de Dados e Indicadores (DDI), Bruno Paim, que relatou os problemas enfrentados durante o processo de criação e as soluções encontradas. A apresentação foi organizada em conjunto com a analista geógrafa Isabel Rekowsky, da Divisão de Geografia e Cartografia (DGC).

A ferramenta foi desenvolvida pela SPGG e integra as ações do Plano Rio Grande, auxiliando, por exemplo, no direcionamento dos benefícios dos programas Volta Por Cima e Pix SOS Rio Grande do Sul, pois realiza o cruzamento de dados entre as manchas de inundação e bases de informações, como o Cadastro Único (CadÚnico).

Power BI

A parte final do 2º Encontro da Comunidade de Dados examinou os cenários de uso do Power BI, com apresentação do chefe da Divisão de Inovação em TIC, Daniel Antonio Karling. O Power BI é um serviço online, disponibilizado para servidores do Estado através do Microsoft 365, que permite o compartilhamento e o gerenciamento de fontes de dados por meio de dashboards, páginas que apresentam dados de maneira visual.

Um dos destaques de uso do Power BI é a aplicação para atendimento externo, quando a ferramenta é utilizada para incorporar conteúdo em uma aplicação web customizada para usuários que não têm permissão ou licença apropriadas. Um exemplo desta aplicação é o Mapa Único do Plano Rio Grande, onde foram publicados dados com recursos avançados de mapas de modo público.

Entre os outros cenários de uso do Power BI estão o pessoal, utilizado por pessoas em nível de aprendizado, que ainda experimentam a ferramenta, e o cenário de time, que colabora com o planejamento das metas de uma divisão ou departamento.

O encontro encerrou com uma conversa sobre o processo para uso do Power BI Embedded, que permite a inserção de dashboards e relatórios em aplicativos de terceiros.

Texto: Ascom/SPGG

Departamento de Economia e Estatística