Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Departamento de Economia e Estatística

Início do conteúdo

Quem somos

O Departamento de Economia e Estatística (DEE) integra a estrutura da Subsecretaria de Planejamento (Suplan) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e tem como competências principais integrar e operar o sistema de estatísticas oficiais do Estado do Rio Grande do Sul e realizar pesquisas, estudos, cenários e análises socioeconômicas.

Dentre os indicadores socioeconômicos atualmente calculados pelo DEE, destacam-se o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), as Estimativas Populacionais, os Indicadores do Agronegócio, os Indicadores Temáticos do PPA e, a partir de 2023, o Índice Municipal da Qualidade da Educação do RS (IMERS), o Índice de Qualidade de Infraestrutura Escolar e os Índices de Exportações do RS.

Dentre as publicações periódicas, ressaltam-se o Boletim de Trabalho e o Boletim de Conjuntura do Rio Grande do Sul e a série Cadernos ODS, que traz estudos de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado, em consonância com o programa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Adicionalmente, nos mais variados temas que contribuem para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas, o DEE possui um amplo número de publicações nas séries Notas Técnicas, Relatórios Técnicos e Textos para Discussão (TDs). Por meio dessas publicações e através de estudos realizados sob demanda, o Departamento atua de maneira transversal, dando suporte técnico para diversos órgãos e secretarias de Estado.

O DEE é responsável pelo cálculo da distribuição de recursos em áreas como a Assistência Social — através do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) — e a Educação — em que participou da definição de critérios para a distribuição dos recursos da autonomia financeira das escolas e da construção da Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE), que compõe o Índice de Participação dos Municípios no ICMS. Além disso, atua de maneira importante na área da Saúde, tendo elaborado a ferramenta de distribuição dos recursos estaduais aos hospitais e auxiliado na elaboração do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS).

Por fim, o DEE atualiza e disponibiliza Portais de Dados, como o DEEDados — que, por sua vez, alimenta portais estaduais como o DADOS RS e a IEDE — e o conjunto VisualizaDEE, que permite o acesso e a análise de informações de forma facilitada, tanto no que se refere a indicadores produzidos pelo Departamento, quanto a dados públicos externos que retratam a realidade socioeconômica do RS. Destacam-se, ainda, os Boletins Coronavírus, construídos ao longo da pandemia através da coordenação do Departamento no Comitê de Dados de Combate à Pandemia.

Departamento de Economia e Estatística