Governo do estado lança Portal de Indicadores Municipais

Página concentra dados socioeconômicos de seis áreas para os 497 municípios do RS

Portal contempla 53 indicadores socioeconômicos separados em seis áreas

Uma página que concentra indicadores socioeconômicos dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, exibidos de forma rápida e facilitada por meio de ferramentas gráficas. O Portal de Indicadores Municipais foi lançado nesta quinta-feira (5/1) pelo governo estadual e busca auxiliar o acesso da população em geral a informações em nível municipal no Estado. Ao todo, o portal contempla 53 indicadores socioeconômicos, separados em seis áreas com os temas Idese, Economia, Educação, Saneamento, Saúde e Segurança.

A elaboração do portal foi coordenada no governo do Estado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela construção da página. Os indicadores selecionados cobrem o período de 2010 a 2021, abrangem todos os municípios do Estado e serão atualizados anualmente pela equipe da Divisão de Dados e Indicadores do DEE/SPGG.

Para 2023, a expectativa é de incorporação de novos dados a partir das informações que forem divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo 2022.

“O Portal de Indicadores Municipais é uma ferramenta viva, que precisa ser adaptada de acordo com relevância das informações disponibilizadas nas fontes primárias. Os dados do Censo são de extrema importância para os municípios realizarem planejamento, acompanhamento ou mesmo avaliações de suas políticas públicas”, ressalta Fernando Cruz, pesquisador do DEE/SPGG e coordenador do projeto de implantação do Portal.