Exportações do RS atingem US$ 3,20 bilhões no primeiro bimestre de 2023

Valor é o segundo maior da série histórica para o período

Tecon   Divulgação Portos RS
- Foto: Porto RS, divulgação

Os números das exportações gerais do Estado foram divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG). Os dados do material, elaborado pelos pesquisadores Ricardo Leães e Sérgio Leusin Jr, usam como fonte o Sistema ComexStat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e apontam, pelo segundo ano seguido, para vendas externas acima do patamar de US$ 3 bilhões no período. No primeiro bimestre de 2022, o comércio do Estado com outros países somou US$ 3,23 bilhões.

Entre as maiores baixas na comparação com o primeiro bimestre do ano anterior estão os cereais (total de US$ 386,3 milhões; -18,7%), soja em grão (total de 175,9 milhões; -25,5%), outras matérias plásticas em formas primárias (total de US$ 20,0 milhões; -59,2%) e polímeros de etileno, em formas primárias (total de US$ 70,9 milhões; -24,5%).

Pesquisa em Pauta I Estatísticas das Exportações do RS (primeiro bimestre - 2023)

As exportações do Rio Grande do Sul atingiram US$ 3,20 bilhões no primeiro bimestre de 2023, segundo maior valor da série histórica para o período desde 1997. O valor coloca o Estado na quinta posição no ranking nacional das vendas ao exterior, responsável por 7,4% do total embarcado pelo país no período, que somou vendas externas de US$ 43,37 bilhões. O fumo não manufaturado, com embarques que somaram US$ 406,45 milhões, alta de 23,2% na comparação com o mesmo período de 2022, liderou a lista de produtos mais vendidos do Rio Grande do Sul. Crédito: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Clique aqui e confira a apresentação
Confira a nota técnica