Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Departamento de Economia e Estatística

Início do conteúdo

Compromisso do Estado com políticas pela primeira infância é destaque no South Summit Brazil

Publicação:

Um dos destaques do painel foi Dashboard da Primeira Infância, que reúne dados que auxiliam na elaboração de políticas públicas
Um dos destaques do painel foi Dashboard da Primeira Infância, que reúne dados que auxiliam na elaboração de políticas públicas - Foto: Joel Vargas/Ascom VG

A importância da primeira infância para o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos têm pautado a realização de uma série de iniciativas e projetos do Estado. Esse compromisso também foi tema de painel no South Summit Brazil, correalizado pelo governo gaúcho, na tarde desta quinta-feira (21/3).

O vice-governador Gabriel Souza, a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e o diretor presidente da Procergs –Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Zachia, participaram do debate Um olhar analítico no cuidado da Primeira Infância, mediado pela jornalista Kelly Matos.

Disponibilizado em 2023 para a população gaúcha, o Dashboard da Primeira Infância é uma das entregas recentes que contemplam a faixa etária que compreende desde a gestação até os seis anos de idade das crianças. 

A plataforma reúne dados dados atualizados dos 497 municípios gaúchos que visam auxiliar no aprimoramento das políticas públicas e orientar a construção e a definição das metas do Plano Estadual da Primeira Infância.

Além disso, ele contempla as cinco dimensões do cuidado integral da primeira infância, de acordo com a abordagem Nurturing Care do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef): saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança e proteção e aprendizado.

“Estes dados são recolhidos dos sistemas de políticas públicas do Brasil, como o CadÚnico, e nos ajudam a entender que lugares e que tipo de áreas mais exigem atenção. Tudo isso está disponível em uma página pública que permite o acesso de gestores, academia, instituições e imprensa, que podem consultar e utilizar as informações para pesquisa, tomada de decisões e até mesmo fiscalização”, pontuou o vice-governador.

Gabriel enfatizou a importância de indicadores para avaliar e monitorar questões do dia a dia da população, como por exemplo a demanda de creches em cada município. “Esses locais são muito importantes para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida e têm relação com o combate à violência doméstica, pois quando as mães não têm onde deixar seus filhos para poderem trabalhar, acabam ficando mais vulneráveis a essas situações”, complementou Gabriel.

Gabriel explicou que os dados ajudam o governo a entender que lugares e que tipo de áreas exigem mais atenção
Gabriel explicou que os dados ajudam o governo a entender que lugares e que tipo de áreas exigem mais atenção - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Ferramenta é serviço público

Ao ser questionada sobre a entrega da ferramenta, a secretária Danielle ressaltou que o RS é o Estado mais digital do Brasil e que o painel é mais um serviço público disponibilizado pelo governo estadual. “O Departamento de Economia e Estatística, da SPGG, realizou a análise e a parametrização de diversos dados, de diferentes fontes, para torná-los indicadores. Os dados geram notas que nos ajudam a fazer aplicações em políticas públicas em diferentes áreas do governo", detalhou. "Temos um painel que é um orientador de políticas públicas, o que é importante não apenas para o governo, mas para os municípios", acrescentou.

O diretor-presidente da Procergs destacou a agilidade dos técnicos no desenvolvimento da ferramenta. A primeira etapa, com dois indicadores, foi elaborada em apenas 20 dias. "Isso acontece porque existe uma sintonia entre os órgãos envolvidos, o que otimiza o processo, possibilitando que façamos entregas em tempo recorde", disse.

Mãe de um menino de um ano, a jornalista Kelly Matos fez questão de destacar a relevância da página para a construção de programas e outras iniciativas pelas crianças. “Ela pode ser usada a favor da sociedade, pois investir na infância não é algo a se fazer no futuro, é no presente”, concluiu.

O dashboard

A ferramenta foi elaborada no âmbito do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi), coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador, por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE) e sua construção envolve ainda a Secretaria da Saúde e o Departamento de Economia e Estatística (DEE) da SPGG, responsável pela elaboração da metodologia e pelo cálculo dos índices e indicadores. Já o desenvolvimento do painel foi realizado pela Procergs.

Texto: Ascom GVG

Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Departamento de Economia e Estatística