Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Departamento de Economia e Estatística

Início do conteúdo

Estudo do DEE faz projeções para avanço do Covid-19 no RS

Publicação:

Estudo foi apresentado pela secretária Leany Lemos na Assembleia Legislativa
Estudo foi apresentado pela secretária Leany Lemos na Assembleia Legislativa - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

Apresentado ao governador Eduardo Leite, secretários de Estado e representantes dos demais poderes, um estudo elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), está sendo utilizado pelo poder público para auxiliar na tomada de decisões sobre as ações de controle do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Desenvolvido pelos pesquisadores Vanessa Sulzbach, Pedro Zuanazzi e Bruno Paim, o documento "Coronavírus: Exercícios de projeção de casos para o Rio Grande do Sul" foi apresentado ainda na manhã desta terça-feira (17/03) pela titular da Seplag, Leany Lemos, a deputados estaduais, líderes de bancada e assessores durante encontro na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foram protocolados dois projetos de lei que visam atender as ações necessárias para dar assistência às pessoas que contraiam Covid-19 no Estado.

O estudo do DEE contém dados e projeções a respeito da evolução do vírus no mundo e no Estado. Foram realizados três cenários (Extremo, Agressivo e Moderado) levando em consideração a experiência de diversos países e as informações disponíveis até o momento. Dados diários de registros de infecções, recuperações e mortes por países, bem como os pontos que devem ser atentados para o caso específico do Rio Grande do Sul também foram acrescentados ao material.

Projetos de Lei

O governo do Estado protocolou nesta terça-feira (17/3), dois projetos de lei com vistas a atender as ações necessárias para dar assistência às pessoas que contraiam Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Uma das propostas prevê a contratação, em caráter emergencial e por tempo determinado, de 17 especialistas em saúde, nas áreas de Farmácia, Biologia, Enfermagem e Medicina.

O outro PL trata da reestruturação do quadro de funcionários da Saúde Pública, estabelecendo normas gerais de enquadramento, além de instituir nova tabela de vencimentos para o médico regulador de urgências e emergências.

Até segunda-feira (16/3), o Estado registrou 11 casos confirmados de Covid-19.

- Clique aqui e confira o estudo do DEE

Departamento de Economia e Estatística