Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Departamento de Economia e Estatística

Com participação do DEE/SPGG, tem início o 10º Encontro de Economia Gaúcha

Publicação:

encontro de economia gaucha pucrs dee rs governo

Teve início nesta quinta-feira (18/11) a 10ª edição do Encontro de Economia Gaúcha. O evento é uma promoção da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), com apoio do Conselho Regional de Economia e Bradesco Seguros.

Possibilitar a confluência de estudos, pesquisas e intercâmbio de ideias e debates sobre os diversos setores e aspectos da economia gaúcha é o objetivo do evento, que conta com 10 mesas temáticas: Desenvolvimento Econômico; Macroeconomia, Setor Externo, Finanças Públicas; Localização e Distribuição Regional do Desenvolvimento; Estudos Setoriais, Cadeias Produtivas, Sistemas Locais de Produção; Emprego e Mercado de Trabalho, Demografia Econômica; Estudos Urbanos; História Econômica; Estudos Teóricos em Economia Regional; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.

O painel de abertura teve a participação do titular da SPGG, Claudio Gastal, e da coordenadora da Divisão de Análise de Políticas Sociais do DEE, Daiane Menezes. Em sua fala, Gastal enfatizou as mudanças no ambiente econômico provocadas pela pandemia da Covid-19. "A pandemia impactou cidades, estados, países e todas as cadeias globais. O rearranjo das cadeias econômicas exige, cada vez mais, a ciência e a pesquisa para o suporte às decisões, sejam do poder público, da iniciativa privada ou do terceiro setor", destacou Gastal.

O 10º Encontro de Economia Gaúcha segue até esta sexta-feira (19/11).

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Departamento de Economia e Estatística